31 março 2012

Instalação Split - Seis motivos básicos para não utilizar ALUMÍNIO

Instalar Split Cobre

Tudo sobre Instalação de Split


1- Algumas marcas de split do mercado retiram a garantia de Ar Condicionado Split instalado com tubulação de alumínio.

2- Material frágil, fácil de amassar, torcer, esmagar.

3- Material de fácil oxidação e corrosão

4- Menor condutividade térmica que o cobre, ou seja, o equipamento demorará mais para funcionar.

5- Uma tubulação de alumínio, uma vez danificada, não pode ser consertada, deverá ser totalmente substituída. Imagine uma instalação em que a tubulação esteja toda embutida na alvenaria, só abrindo a parede novamente para substituir.

6- Assim como o alumínio custa 50% do valor do cobre, o tempo de vida útil da instalação também será reduzido pela metade.



Leia mais:



Atualmente existem muitas empresas e autônomos no mercado de instalações de Split que estão utilizando ALUMINIO nas tubulações para Split, e o motivo é bem simples, o custo do alumínio é 50% mais baixo do que o do COBRE, aproximadamente.

Sendo assim, essas empresas e principalmente autônomos lucram muito mais por cada instalação de Split. Existem também, aqueles que podem oferecer preços muito mais atraentes (competitivos), aumentando assim, a sua clientela.

O que isso muda para o cliente?

A resposta é simples: TUDO

Vamos tentar explicar resumidamente;
Se você pesquisar rapidamente pela Internet sobre o uso de alumínio na instalação de Split, certamente você encontrará alguns textos, vídeos e fóruns explicando a maravilha que é a utilização de alumínio.

Não se deixe enganar, é maravilhoso sim, mas para quem instala, não para quem contrata a instalação do Split.

Quando lançado no mercado, e isso não faz muito tempo, as empresas fabricantes das tubulações, rapidamente deram um jeito de expandir seu negócio e fizeram muitas palestras, propaganda, parcerias, visando divulgar o quão incrível e barato é esta nova modalidade de instalação com alumínio, isso tudo somou-se a ótima receptividade das empresas de instalação e autônomos, que logo deram um jeito de começar a utilizar o material nas instalações e faturar muito mais.

Sendo assim, o negócio do alumínio espalhou-se muito rápido.

Porém, algumas empresas, mais receosas que visam acima de tudo à qualidade do serviço prestado, resolveram não aderir a febre do alumínio, e continuaram utilizando o “cobre velho de cada dia”.

Contudo, o tempo se encarregou de mostrar o resultado da troca COBRE por ALUMINIO.

A Air Planet recebe, atualmente, inúmeras ligações de pessoas (que instalaram seus Split com empresas e autônomos que utilizaram alumínio) solicitando um orçamento para reinstalação de seus Splits, os motivos são muitos, tubulação amassada, flanges amassados, vazamentos de gás, equipamento que não funciona direito, A AUTORIZADA DA MARCA QUE NEGOU ATENDIMENTO EM GARANTIA, etc.

Essa última realmente é o pior que se pode acontecer, e já é fato que algumas marcas de Ar Condicionado Split não aceitaram a utilização do alumínio na instalação, afinal o cobre é originalmente o material a ser utilizado.

Isso tudo não se resume somente a clientes, existem muitos relatos de instaladores parceiros e amigos da Air Planet que tiveram muito prejuízo ao utilizarem o alumínio na instalação de split.

Abaixo fizemos uma comparação COBRE x ALUMÍNIO.

É evidente que estes dois materiais têm grandes diferenças. Para começar, o tubo de cobre possui uma condutividade térmica muito maior, sendo assim, haverá pouca diferença de temperatura entre o gás refrigerante (dentro da tubulação) e o ar ventilado (climatização mais eficaz).


O calor específico do cobre é menor do que o calor específico do alumínio. Isto significa que o cobre é mais fácil para aquecer ou resfriar, quando ligamos ou desligamos o split.

Além disso, comparado ao alumínio, o cobre possui mais dureza, rigidez e resistência a oxidação ou corrosão.

O melhor de tudo é que o cobre pode ser reparado com facilidade usando solda. Alumínio, por outro lado, é muito difícil de reparar, pois o processo de soldagem é delicado e sensível. É por isso que uma vez danificada, a tubulação de alumínio deverá ser completamente substituída.

O tubo de alumínio é amplamente utilizado no sistema de ar condicionado para carros, por vários motivos, como o sistema de ar condicionado do carro está localizado em um local seguro e de fácil acesso (dentro do capô). É mais barato e mais leve em relação ao cobre. A possibilidade de entrar água e amassar, ter danos físicos, oxidação, dentro do capô é bastante baixa.

Já a tubulação de Ar Condicionado Split deve ser resistente, por ter, na maioria dos casos, 90% da sua totalidade exposta. Principalmente a parte que sai para fora da parede ( no lado externo) e conecta com a condensadora ( parte externa do split), este “pedaço” de tubulação por mais isolado e protegido que esteja, acaba ficando exposto completamente, na chuva e no sol. Uma manutenção a longo prazo será um grande problema se o alumínio for utilizado.





Enfim, esperamos ter ajudado você leitor e cliente que deseja instalar seu Split e não ter preocupações desnecessárias.

Custo-benefício, pense nisso!


Leia também: Instalação Split - A Importância da Bomba de Vácuo
Veja também: PREÇOS DE INSTALAÇÃO

Postagens Populares



facebook
Twitter
Orkut

Menu



Celular

Chat OnLine

Envie-nos um Email

"Curtir"

O que vale mais na compra de split?

Blogs Parceiros

Colmeia: O melhor dos blogs
Red&Black: Os Gadgets mais buscados da Internet
óculos

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

Onde Instalamos

Instalação Split Porto Alegre
Instalação Split Canoas
Instalação Split Cachoeirinha
Instalação Split Esteio