01 abril 2012

Instalação Split - A Importância da Bomba de Vácuo

Instalação Split Bomba de Vácuo

 

Tudo sobre Instalação de Split 


Vamos falar sobre uma ferramenta muito importante para a instalação de ar condicionado split, a bomba de vácuo.


Infelizmente, nos dias de hoje podemos dizer que somente 40% dos instaladores de split a utilizam no momento da instalação;


Por ser uma ferramenta, um tanto quanto pesada e difícil de carregar (considerando todas as outras ferramenta e materiais também necessários), e pelo tempo gasto para utiliza-la (no minimo 30 minutos), os funcionários de certas empresas e instaladores autônomos nem sempre usam.


Mas para que serve a Bomba de Vácuo?


Como o próprio nome já diz, ela faz vácuo no sistema do Ar Condicionado Split.

Após a instalação, ou seja, após conectar a tubulação de cobre na unidade interna (evaporadora) e na externa (condensadora), é natural que dentro dessa mesma tubulação fique acumulado ar e umidade.

A umidade é inimiga número 01 do sistema de gás do ar condicionado split, e se essa umidade não for retirada, o sistema será contaminado. Sendo assim, o Split poderá não funcionar corretamente, além de ter seu tempo de vida útil diminuído consideravelmente.

A bomba de vácuo retira toda a umidade existente dentro da tubulação nova, evitando a possibilidade de contaminação de todo o sistema interno.

A função principal da bomba de vácuo é retirar toda a sujeira e umidade do sistema, antes de liberar o gás do compressor.

Instalação Split Cano Cobre
 
Todo Split vem com certa quantidade de gás refrigerante de fábrica. Após a instalação esse gás deve ser liberado, por isso é extremamente importante que a tubulação de cobre (por onde o gás passa) esteja limpa e seca.

Não importa o comprimento da tubulação, seja curta ou longa, sempre deverá passar pelo processo de vácuo para evitar futuros problemas.

Detectar Vazamento

Outra função da Bomba de Vácuo é a de detectar vazamentos.

Por maior cuidado que se possa ter ao fazer a conexão dos tubos de cobre no equipamento Split, sempre pode acontecer de ficar um vazamento. Mas, se o vácuo foi realizado é possível verificar se ficou algum vazamento no sistema, utilizando como ferramenta auxiliar o relógio manômetro.


Por essas razões, nunca admita que qualquer instalador realize a instalação de seu split, sem a utilização da bomba de vácuo.

Leia Também: Instalação Split - Seis motivos básicos para não utilizar ALUMÍNIO
Veja Também: PREÇOS DE INSTALAÇÃO

.

Postagens Populares



facebook
Twitter
Orkut

Menu



Celular

Chat OnLine

Envie-nos um Email

"Curtir"

O que vale mais na compra de split?

Blogs Parceiros

Colmeia: O melhor dos blogs
Red&Black: Os Gadgets mais buscados da Internet
óculos

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

Onde Instalamos

Instalação Split Porto Alegre
Instalação Split Canoas
Instalação Split Cachoeirinha
Instalação Split Esteio